
Em final de 2023 o Município de Santo Tirso iniciou a implementação do Projeto de recolha seletiva de Biorresíduos numa zona urbana da cidade de Santo Tirso em habitações, comércios, serviços e outras instituições, abrangendo também alguns restaurantes e escolas em Vila das Aves.
O projeto expandiu-se para a União de Freguesias de Areias, Sequeirô, Lama e Palmeira, freguesia de Rebordões. Desde início de setembro de 2025 foram instalados nestas freguesias contentores de proximidade para a deposição seletiva de Biorresíduos e foram implementadas ações de sensibilização porta-a-porta junto dos alojamentos abrangidos, ações estas a cargo da Eco Sapiens. Nestas freguesias Além Rio as taxas de adesão foram francamente animadoras, situando-se globalmente acima dos 60%, e em algumas freguesias acima dos 70%.




Estas campanhas realizadas por técnicos de sensibilização da Eco Sapiens identificados ao serviço do Município de Santo Tirso, deram a conhecer o novo sistema de recolha seletiva de biorresíduos com o objetivo de promover a adesão dos munícipes.
Nas campanhas os aderentes receberam um kit de adesão, composto por um balde de 7L destinado ao depósito dos biorresíduos, um folheto informativo, bem como o cartão de acesso ao contentor de proximidade. Foram também identificadas as necessidades de contentores de 40L e de 120L para a futura implementação dos circuitos de recolha porta-a-porta.
Em Santo Tirso foram realizadas ações de reforço para promoção da adesão junto de munícipes ainda não aderentes, tendo-se realizada a sessão em idênticos moldes aos adotados nas freguesias Além Rio, com a realização da ação de sensibilização e distribuição de balde de 7L, folheto e cartão de acesso ao contentor mais próximo.
Ao mesmo tempo, realizaram-se ações de monitorização junto dos aderentes para monitorização da adesão e do comportamento de separação dos biorresíduos e levantamento de eventuais necessidades de melhorias.
No Município de Santo Tirso os Biorresíduos representam cerca de 33% dos resíduos produzidos, resíduos resultantes da preparação, confecção e sobras de refeições, juntamente com os resíduos de jardim. São resíduos biodegradáveis que podem ser transformados num composto orgânico valioso para os nossos solos e agricultura e para a produção de biogás.
Ao separarmos estes resíduos estamos a desviar estes resíduos valiosos do aterro, a evitar lixiviados poluentes e a diminuir a produção de metano, um potente gás de efeito de estufa. Estamos também a transformar estes resíduos num fertilizante 100% natural, a produzir energia limpa e a contribuir para uma economia mais circular e sustentável.



