top of page

Bio-Reserva Senhora da Alegria

O projeto 'Bio-Reserva Senhora da Alegria, um projeto de conservação para benefício do território e da comunidade' é um projeto desenhado pela Eco Sapiens ao Fundo Ambiental, para a Associação Milvoz, para consolidar e fortalecer a atuação naquela que é a sua primeira micro-reserva, localizada na freguesia de Almalaguês, município de Coimbra.

O projeto integra várias componentes como gestão, conservação e restauro de áreas mais degradadas, estudo e monitorização dos habitats e da biodiversidade, envolvendo nestas ações alunos da Universidade e da Escola Superior Agrária de Coimbra, através de Workshops demonstrativos. Aqui terão oportunidade de testar em contexto prático, numa micro-reserva da sua região. A componente educativa envolverá as escolas da região através da realização de ações de sensibilização e com recurso ao jogo pedagógico 'A Bio-Reserva vai às escolas'. Para envolver a comunidade e mobilizá-la a uma participação ativa na conservação da sua micro-reserva são desenvolvidas ações de divulgação na comunidade, utilizando os recursos do projeto, a exposição, brochura e vídeo de divulgação. 

O jogo do programa 'A Bio-Reserva vai às escolas






A Exposição para as sessões de divulgação e de envolvimento da comunidade local

A componente de disseminação é igualmente considerada e integra a edição de um guia de boas práticas e a realização dum encontro que irá chamar os diferentes atores locais, regionais e nacionais mais diretamente implicados na gestão destes espaços para debater o papel fundamental que as micro-reservas podem ser na conservação de espaços prioritários de elevado interesse natural.  A Eco Sapiens foi a responsável pela idealização do plano de ação, candidatura ao Fundo Ambiental e em fase de execução dá apoio à equipa da Milvoz na gestão de projeto e é responsável pelo desenvolvimento das componentes de educação ambiental, comunicação, divulgação e disseminação.

Roll_up_baixa resolução_pages-to-jpg-0001.jpg
bottom of page